Calçado e saúde: o que é mau e o que é bom para os seus pés, como escolher o calçado certo
- 17.04.2023
Os sapatos têm de obedecer a certos critérios a fim de contribuir para a saúde dos pés, e não prejudicá-los. Hoje em dia, existem vários modelos de calçado disponíveis. Deve escolher sapatos de salto alto de luxo ou sapatos elegantes com um salto de 3 centímetros? Para o desporto, treinadores ou sapatilhas? Considere o que é mau e o que é bom para os seus pés, e o que deve procurar antes de comprar sapatos.
Material de calçado natural
Não só o couro, camurça ou calçado têxtil são confortáveis para os seus pés, como também são macios e têm uma textura agradável. Estes materiais permitem que o ar escape e reduz o suor até aos pés. Quando os sapatos são feitos com substitutos sintéticos, criam humidade, o que cria um ambiente favorável ao crescimento de fungos nos pés.
A forma do sapato
Quando o dedo do pé - a parte da frente do sapato - é estreito, o antepé pode ser comprimido. Com o tempo, pode ocorrer deformação das articulações. Embora os sapatos finos pareçam bonitos, para um uso mais prolongado é melhor escolher um sapato mais espaçoso. Siga este link para a loja de sapatos online e escolha o modelo certo.
O que deve ser um calcanhar
Qual deve ser a altura do calcanhar, para que a carga sobre o pé seja distribuída correctamente? O índice óptimo é de 2 a 6 cm. Um calcanhar alto aumenta a pressão sobre o antepé. Com o tempo, isto pode levar a problemas nas articulações, dores no joelho e pés chatos.
Os sapatos de ballet são o outro extremo. Os sapatos de sola plana também prejudicam a saúde dos pés e os ligamentos dos pés. Não há amortecimento para o calcanhar, e o peso também não é distribuído correctamente.
É melhor quando sapatos casuais para mulheres e homens têm calcanhares de diferentes alturas dentro de uma gama adequada. Por exemplo, 2 e 4 centímetros. Então, os músculos dos pés serão engatados de forma diferente. Isto serve como um bom treino e prevenção da sua saúde.
Ténis ou sapatilhas
Ao praticar desporto, é especialmente importante que os seus sapatos apoiem o arco do pé e proporcionem um bom amortecimento. Os sapatilhas de alta qualidade têm uma construção que distribui uniformemente a pressão sobre o pé. Os ténis, por outro lado, embora pareçam elegantes, são maus para os seus pés. Têm uma sola lisa e não têm apoio para os pés. Os ténis são, portanto, sapatos para passeios curtos.
Como escolher os sapatos certos
Depois de ter escolhido o calçado certo, deve experimentá-lo. É importante descobrir quão confortáveis são os seus pés com estes sapatos. A forma correcta de experimentar os sapatos:
- A manhã não é a melhor altura para comprar sapatos. Os pés são menos volumosos depois de uma noite de descanso. Quando se move durante o dia, os seus pés incham. Portanto, é melhor experimentar os sapatos à tarde ou à noite.
- Inspeccione o interior do sapato para se certificar de que não existem costuras interiores ou defeitos que possam exercer pressão sobre o pé.
- A sola deve ser flexível e dobrar-se com facilidade suficiente, para que os músculos do pé trabalhem mais completamente.
- Ao caminhar, os dedos dos pés devem tocar levemente o dedo do pé do sapato, mas não descansar sobre ele.
- Os apoios do pé embutidos apoiam o arco do pé na posição correcta. Isto é importante para evitar o desenvolvimento de pés planos.
- É importante experimentar os sapatos em ambos os pés. Por vezes o tamanho dos pés difere um pouco, e os sapatos num dos pés serão justos, mas no outro serão apertados.
Ao escolher os sapatos, verificar o aperto das costuras. Se os seus pés se molharem com a chuva, não só é desagradável, como também pode levar a uma inflamação das articulações.