Sushi e pãezinhos: tipos e caraterísticas, qual é a diferença
- 09.02.2025
As jóias da coroa da cozinha japonesa - sushi e rolls - tornaram-se parte integrante da dieta dos europeus. De preparação simples e pratos nutritivos, caíram no gosto dos apreciadores de arroz, peixe e marisco. No entanto, nem todos os gourmets distinguem o sushi e os rolos, quando existem vários tipos. Todos eles têm caraterísticas próprias. Vamos entender as diferenças entre sushi e rolls.
O que é o sushi
Na pronúncia original de “sushi” soa “sushi”. Os japoneses, desde os tempos antigos, chamavam-lhe preparações à base de peixe. O arroz era utilizado como conservante, pelo que nunca ninguém pensou em comê-lo. O arroz era necessário para conservar o produto principal: os pedaços de peixe eram polvilhados com sal e misturados com cereais, e depois tudo isto era colocado sob uma prensa de pedra.
O processo de fermentação conservava a frescura e o sabor do peixe durante um ano. Com o tempo, os cereais tornaram-se parte integrante da iguaria. O arroz foi objeto de um tratamento especial e foram-lhe adicionados sal, açúcar e vinagre especial. O peixe era servido praticamente cru. A comida era tão apreciada pelos japoneses e pelos turistas que o sushi passou a ser produzido à escala industrial.
O sushi moderno é um pão achatado de arroz sobre o qual é colocado um pedaço de peixe. A fixar a construção em miniatura está uma tira de alga nori. Existem diversas variedades de sushi:
- Nigirizushi.
- Tamakizushi.
- Okizduzushi.
- Naredzushi.
O nigirizushi é a variante de sushi mais popular nos restaurantes e lanchonetes japoneses. A confeção do prato caracteriza-se pela sua simplicidade. O fabricante de sushi faz um pão achatado com arroz pegajoso, adiciona uma gota de wasabi picante e coloca peixe, camarão ou carne de caranguejo por cima.
O Temakizushi pode ser comido facilmente com as mãos e a especialidade deste tipo de sushi é a sua forma cónica. No interior do nori, o recheio é generosamente colocado. É o maior tipo de sushi em toda a sua classificação. O comprimento padrão é de 10cm.
O okizushi é uma verdadeira obra de arte. A iguaria atrai pelo seu aspeto brilhante. O arroz é prensado e o peixe é colocado sobre ele - era assim que era armazenado antigamente, e os grãos eram deitados fora. Atualmente, o produto pode ser consumido inteiro.
O narezushi é uma variedade retro. Para provar esta iguaria, é preciso esperar pelo menos seis meses até que o processo de fermentação esteja completo, mas vale a pena. Aqueles que se interessam pela história da cozinha japonesa devem definitivamente experimentar o narezushi.
O que são rolos
O próprio nome indica que o método de torção é utilizado no fabrico do produto. De facto, os rolls são rolos feitos de folhas inteiras de algas marinhas, com um recheio de arroz, peixe, marisco, queijo e outros ingredientes no interior. Neste caso, estamos a falar de “nori maki”. Se uma folha de alga marinha for colocada no interior e a parte superior do produto for coberta com sementes de sésamo ou caviar, trata-se de uro maki.
Outros tipos de rolos têm estas caraterísticas:
- Hosomaki é chamado de rolo fino. Geralmente contém dois tipos de recheio. Uma porção inclui geralmente 6 unidades.
- Futomaki são rolos grandes. Para além do peixe e do marisco, pode conter cogumelos, legumes e combinações de ingredientes dentro da casca de algas e da camada de arroz.
- O Guntan maki também é chamado de “rolo de navio de guerra”. O arroz é moldado e envolvido por algas marinhas. O recheio de cada peça é variado. Pode ser tanto o tradicional peixe e marisco, como caviar, abacate e queijo creme.
Existem também pãezinhos quentes. São cozidos ou fritos. Esta é uma opção para quem não gosta de comer peixe cru. Os rolinhos vegetarianos são feitos apenas de legumes e arroz com molho. Toda a gente encontrará sushi ou rolos que se adequam aos seus gostos.